sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Abrindo o seu próprio negócio, algumas histórias


Quem nunca pensou em ter um negócio para chamar de seu levanta a mão. Queridos leitores, eu levantei a minha! É comum pensar que todo brasileiro deseja ter uma empresa, algo seu. Ledo engano. Ter uma empresa dá muito trabalho, preocupação e dor de estômago. Eu sabia disso e não queria trilhar esse caminho, mas mudei de ideia. E descobrir que ter um negócio também proporciona muitas coisas boas.

Sempre fui muito criativa e cheia de ideias capazes de fazerem sucesso no mercado, mas nunca quis começar uma empresa do zero. Ou pior ainda, sozinha. Isso mudou quando comecei a trabalhar, ainda na faculdade, e descobri que a vida profissional não era tão justa ou perfeitinha quanto eu imaginava.

Salários baixos, longas horas de trabalho, ausência de benefícios e perspectiva de crescimento. Com o aumento do número de trabalhadores graduados no mercado, nem sempre nas áreas mais necessitadas, houve um barateamento da mão de obra e muitas empresas aproveitaram para explorar seus colaboradores. Não, eu não sou Marxista. Só estou reportando o que encontrei no mercado. E sei que não estou sozinha nessa insatisfação.

No mercado de trabalho descobri que competência, esforço, qualidade e guarra valem sim, porém pouco e não são suficientes para o sucesso. Foi aí que desiludi e decidi criar uma empresa na minha área de trabalho – que amo e faço questão de continuar a trabalhar com essa paixão – que seguisse os valores que aprecio e acho que agregam muito não só para o mercado, mas também para as pessoas que trabalham comigo. Respeito é um deles.

Hoje, com a cara e a coragem, desafio o mercado, as probabilidades e invisto naquilo em que acredito. Vi que não basta me matar de trabalhar para empresas de terceiros e não conseguir o justo reconhecimento profissional e salarial que tanto desejava. Fiquei farta. Claro que existem companhias maravilhosas para se trabalhar, com políticas e valores descentes e bastante atrativos, mas infelizmente essas são exceção.

É claro que agora tenho muito mais trabalho. Tive que desenvolver novas habilidade, parcerias e conhecimentos também. Trabalho pra caramba, tenho bastante saudade dos meus finais de semana, feriados e da certeza do 13º. Mas após três anos de empresa, as coisas já estão entrando nos eixos e alcançando um equilíbrio recompensador.

Vejo que se tivesse continuado como empregada não estaria tão bem quanto estou hoje. Tenho mais liberdade de inovação e pesquisa, posso explorar e pensar fora do lugar comum. Sim! Não parei de estudar novas possibilidades para seguir sempre diferente e melhor que as concorrentes. Ainda falta muito chão para eu chegar onde quero. Contudo, hoje tenho qualidade de vida e isso é o que se pode chamar de sucesso.

Continua...

11 comentários:

  1. Adorei sua publicação Christina, tudo que você escreveu só me faz crer que estou no caminho certo.Realmente ter o negócio próprio tem um caminho árduo, inclusive de desconfiança das pessoas. Pessoas próximas e as vezes muito queridas de que seu negócio não vai dar certo, de que o melhor é ter o seu emprego garantido, e o seu salário no final do mês. Mas acredito que se não corrermos atrás do nosso sonho, vamos viver a vida pensando como seria se tivesse pelo menos tentado, e este sentimento é muito ruim, é de uma impotência muito grande. Parabéns para você, que você continue tendo sucesso no seu negócio, eu estou buscando o meu também. Abraços. Luciana Lima.

    ResponderExcluir
  2. Olá Christina,
    adorei o seu blog e essa matéria. Há alguns anos eu estava com a ideia de criar uma empresa no ramo da educação tecnológica, mas por falta de iniciativa e talvez coragem a ideia foi posta de lado, mas uma coisa fundamental é a qualidade dos serviços prestados e profissionalismo...
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Luciana!!!
    Fico feliz que tenha gostado e espero que a inspiração sirva para manter suas forças na certeza da mudança que está fazendo. Abrir um negócio não é fácil, mas trabalhar sem paixão é pior ainda. Por isso, siga sua vocação e realize-se profissionalmente!
    Boa sorte! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sérgio! Obrigada! Não desista da sua ideia não. Você não precisa abandonar seu emprego seguro para desenvolver essa ideia. Faça primeiro uma pesquisa no mercado para ver o que já existe nessa área e saber qual é o seu principal diferencial. Depois estude muito! Vale um novo curso, estudo on-line em sites como o do Sebrae, etc. Monte seu plano de negócios. Converse com seus pares sobre a ideia e veja se eles investiriam tempo e dinheiro nesse empreendimento. Anote os comentários e evolua com eles. Por fim, se ainda for viável, abra o seu negócio ainda que por meio período. Depois que se firmar, dedique-se totalmente ao seu negócio.
    Comigo foi assim e deu certo!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Olá Christina,

    Que ótimo saber que o mundo tem pessoas assim tão ambiciosa e dedicada como vc. Parabéns, vc serve de uma grande exemplo para nós.
    Mas, você também parece bastante jovem. Desculpe a curiosidade, mas abriu qual tipo de negócio?

    Será que poderia dividir um pouco mais dessa sua experiência?

    Obrigada,
    Tatiana

    ResponderExcluir
  6. Oi Tatiana! Obrigada pelo comentário! Dedicação, ambição e persistência são atributos necessários para se abrir um negócio no Brasil. Aqui nada é fácil, a burocracia e impostos desanimam bastante... Eu tenho 28 anos, criei minha própria agência de comunicação, a Comunicar 360º (www.comunicar360graus.com), e presto serviços terceirizados para pequenas e médias empresas. Estamos só no começo ainda, mas estou feliz com o que tenho e sei que há muito caminho para percorrer ainda!
    E você Tatiana, tem um negócio próprio?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Acredito que o problema principal em nosso país é que não preparam as pessoas para serem empreendedoras. Se olharmos para fora Christina, podemos ver que essa é uma disciplina que se aprende desde criança o que é ser um empreendedor, sua importância, etc. Nós precisamos de ir para faculdade para aprendermos e ainda em cursos de gestão, pois quem forma em comunicação, pedagogia entre outras se quer ouvem falar disso.
    Então muitas pessoas entusiasmadas com dinheiro no bolso resolvem investir em negócio próprio sem saber o que é um plano de negócio, análise de mercado e principalmente como gerir as finanças da empresa, e com isso infelizmente fecham as portas antes mesmo de aproveitar a bonança que seu negócio pode proporcionar.
    Mas eu admiro a coragem dessas pessoas, pois sabemos que muitas delas com um pouco de sorte que as acompanham dão certo e conseguem um negócio próspero e de sucesso.
    Acho que é realmente o trabalho mais árduo que tem mesmo, pois você enquanto empresária não está comprometida apenas com suas atividades, mas com a empresa como um todo. Imagino como deve ser cansativo e trabalho, principalmente o início.

    ResponderExcluir
  8. Tai um assunto que posso dizer que tenho conhecimento. Tenho uma longa história de empreendedorismo, até peculiar, que se alguém quiser, posso contar mais detalhadamente.
    Primeiro, acho que não existe esse negócio de ser melhor por ter seu próprio negócio, do que outra pessoa que não tem.
    É uma questão de vocação e/ou opção. Claro que ter seu próprio negócio, engloba uma visão "370º" com eu gosto de dizer. Pois você tem que prestar atenção desde uma lâmpada quebrada até a decisão de grau mais alto.
    Empreender é um ato que, quem tem, nunca para, sempre quer realizar mais e fazer mais coisas e você é que sempre vai encabeçar as mudanças. Não há relaxamento, mas sim muita doação e sacrifício. Você vai ser o que mais vai sofrer, sem dúvida.
    Mas por outro lado, cada conquista, será uma medalha de ouro em uma olimpíada. No mínimo, você terá ganho uma experiência incalculável.

    Mas nos dias de hoje, mesmo você sendo empregado, funcionário ou colaborador, não importa, exige-se que você também tenha uma visão 360º, seja empreendedor e comprometido. Se você tiver essa consciência, de que você não está trabalhando para outro e sim para você, terá dado um passo adiante na vida.

    ResponderExcluir
  9. Geise, concordo com o que disse. Se nós tivéssemos, ainda na educação básica, aulas de empreendedorismo, noção de finanças e economia, garanto que teríamos hoje um país muito mais desenvolvido. Para ser empresário é preciso ter coragem e conhecimento. A coragem brasileira, se não é nata, é ao menos presente sempre que "a coisa aperta". Já o conhecimento... infelizmente ainda é comum nossos empreendedores aprenderem fazendo, sem nenhum apoio ou planejamento prévio.

    Victor, visão 360º é o meu lema! Entendo bem o que disse quanto à responsabilidade por TUDO que acontece na empresa. Quase infartei no começo com tanta responsabilidade. Agora, quando as batalhas começam a ter resultados positivos, as vitórias começam a aparecer, é sim equivalente a ganhar uma medalha olímpica!

    AH! E você ainda lembrou uma coisa muito importante! Para ser empreendedor não é preciso ter um empresa. Há muita gente altamente empreendedora em empresas que não tem oportunidade de explorar esse lado internamente. Azar dessas empresas que estão perdendo a chance de se destacar no mercado com a ajuda desses talentos.

    ResponderExcluir
  10. Christina , faço minha as suas palavras, sempre atentando para o esforço fisico, mental, emocional...rs para sermos empresários, gosto muito do que faço , afinal abri meu projeto, onde pesquisei e vivi este bem antes de concretiza-lo, tenho muito chão, minha empresa ainda é um bebê, só 1 anos , mas o esforço é grande e o sofrimento com funcionários que hoje estão muito descompromissados, sem ética , sem respeito, o meu setor de comercio é sofrivel , gostaria até de aqui levantar a bandeira de que Nós empresarias temos que ter algo a nosso favor, afinal os funcionários faltam não dão justificativa deixam tudo por isso mesmo, e nem sequer se importam que com sua falta a empresa tem prejuizos, dificuldades, então a questão é ... Nós empregadores, empresários , empreendedores, ficamos na mão .. e ? quando saem ainda tem direito a isso a aquilo, dinheiro daqui , dinheiro dali, seguro desemprego... o tal dos "direitos", como podemos mudar iosto ? quem trabalha bem ganha, quem não trabalha bem tem que perder !!! acho que estou sendo cruel , mas... mais cruel é vc ter que pagar para àquele que te deu prejuizo, te prejudicou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo bem o que quer dizer. Quando somos empresários somos responsáveis inclusive pelas faltas e erros dos outros. Por isso é importante caprichar na formação da equipe.
      Boa sorte!

      Excluir