Já se
sentiu sobrecarregado no trabalho e escutou o precioso conselho para
delegar mais funções aos demais membros de sua equipe? Pois é, eu
também! Acho tal conselho válido, mas tem um pequeno detalhe.
Como fazer isso?
O
problema talvez seja falta de conhecimento das reais capacidades de
sua equipe ou até mesmo falta de confiança em delegar tarefas
cruciais que, se mal feitas, podem causar grande dano à empresa e à
sua carreira, já que a responsabilidade pela realização da mesma é
sua, independente de quem tenha feito. Viu como é complicado!?
Às
vezes, fiscalizar, cobrar, ensinar e refazer um trabalho dá muito
mais trabalho e estresse do que se tivéssemos feito tudo sozinhos de
uma vez. Mas aí mora o problema da estafa. Sim, você vai se exaurir
até o ponto de não funcionar mais! Isso não é bom. O que fazer
então?
Comece
montando uma equipe excelente, elimine os que são inúteis e/ou
figurantes, e parta para a ação. Conheça seus colegas, saiba os
pontos fortes e fracos deles, assim como suas capacidades criativas e
limites. Tenha uma conversa franca sobre a dinâmica nova que será
implantada no grupo, que atribuirá maiores responsabilidades para
todos, inclusive para você mesmo, pois como líder é responsável
por fazer “as coisas funcionarem e darem certo”, não é mesmo?
Mas, e se
você não puder fazer isso porque não é o líder, e sim mais um
membro da equipe? Se não tiver o poder para burilar seu grupo da
melhor maneira que acha possível? Complicou! Você terá que expor a
situação para seus superiores, juntamente com a solução para o
problema e a comprovação de que essa é viável e acertada.
Não será
nada fácil. Essa tática é arriscada e pode criar muito melindre
dentro da equipe. Por isso você terá que ter certeza do que está
dizendo antes de por essa ideia em prática. Há de se pesar os prós
e os contras para ver se realmente vale todo esse esforço ou se não
é melhor mudar de trabalho.
Se mesmo
com suas sugestões (pertinentes, jamais mesquinhas ou sem
fundamentos, afinal de contas sua reputação e carreira que estão
em jogo!) não houver resposta dos superiores ou, ao menos, intenção
de melhorar a situação, mude de emprego! Não vale a pena
permanecer em um lugar que não respeita seus limites, o escuta e
busque soluções para melhorar as condições de trabalho dos
funcionários - o que acaba gerando lucros para a própria empresa.
Agora, se
você tem condições de delegar tarefas e não o faz por acreditar que
ninguém é tão bom quanto você para realizá-las, ou por estar com
medo de ser substituído, ou porque não confia em ninguém mesmo
sabendo que sua equipe é capacitada, você está paranóico e
precisa de tratamento para desapegar dessas ideias contra-produtivas e
obsessivas antes que realmente perca o emprego ou tenha um problema
sério de saúde devido à sobrecarga de trabalho.
Você não
é insubstituível e o que vai garantir sua posição na empresa é
justamente sua capacidade de gerenciar a distribuição, cumprimento
e sucesso das tarefas que são direcionadas para a sua equipe.
Delegar é
uma arte que a gente aprende com o tempo. Se temos conhecimento sobre
a qualidade e capacidades da equipe, fica fácil começar a delegar e
relaxar quanto ao fato de estar fazendo isso. No começo é bem
possível que fique vigiando excessivamente o andamento de tudo, mas
depois dos primeiros resultados e ajustes, você ficará mais seguro,
satisfeito e feliz com o andamento do seu trabalho.
Boa sorte!
Artigo bem interessantew e pertinente. A gestão de pessoas é um desafio e é preciso conhecer cada membro e suas qualidades e, sobretudo, confiar neles para delegar funções. Mas também é preciso estar aberto a sugestões e críticas da equipe.
ResponderExcluirmuito boa essa matéria, se todos pudessem fazer acontecer, talvez muitas funções seriam bem indentificadas e elaboradas!
ResponderExcluirExatamene! Dividir funções com responsabilidade para conquistar o melhor resultado. Fico feliz que tenha gostado. Obrigada!
ResponderExcluirGostei bastante do texto. Trabalhar em equipe é sempre um desafio. Devemos fazer por onde ter e manter uma equipe coesa, responsável engajada nos trabalhos, assim poderemos delegar com confiança tendo a certeza de bons resultados. Parabéns pela matéria!! Pedro Paulo Silva
ResponderExcluirMês passado passei por isto, fui contratado como Coordenador de Logistica de uma empresa distribuidora, cheguei la estava uma bagunça e era acompanhada por uma consultoria a mais de um ano. Como venho de empresa grande, tenho como prática de avaliar toda a situação como (pessoas, organização fisica, processos, procedimentos, ferramentas, etc) e cheguei a conclusão que a equipe a qual era o líder, não levava a coisa a sério, muitas brincadeiras e só faziam mesmo separar os produtos sem nenhum critério e carregar os caminhões, inclusive o encarregado de logistica, só tinha a função mas na verdade era mais um carregador de "caixa", resultando sempre em pedidos errados, falta de produtos, entre outras. Bem vi que não podia confiar além de dois ou três de uma equipe de onze colaboradores, então identifiquei uma pessoa que trabalhava como motorista na empresa não era reconhecido e que queria uma oportunidade melhor e merecia esta oportunidade pela sua pró-atividade. Resolvi a expor isto a chefia, onde num primeiro momento concordou, mas depois que falou com a consultoria e a mesma tirou o chefe de cabeça, fez uma reunião a portas fechadas comigo e o então encarregado, onde simplesmente julgou que estavamos levando a coisa para o lado pessoal, entre outras coisas... como percebi que na verdade o que a consultoria queria era permanecer por mais tempo prestando os seus serviços ao invés de resolver os problemas da empresa... resolvi a pedir demissão, mesmo não tendo nada em vista e tendo dificuldade em conseguir outra recolocação... mas como disse no artigo não valia todo o esforço que estava fazendo para resolver, sabendo que poderia acabar sendo demitido por incompetência, justamente porque outras pessoas não têem caráter e ética...
ResponderExcluirObrigada, Pedro Paulo e Roberto! Saber quando, como e se é possível delegar exige prática e bom senso. Pelo que percebi pelos comentários, ambos têm essas capacidades!
ResponderExcluirRoberto, gostei da sua atitude. Acredito que foi o melhor para a sua carreira.
Parabéns, Christina! Excelente artigo crivado da mais pura realidade. Vale ressaltar que preservar uma boa carreira vale mais do que preservar pura e simplesmente a cabeça em determinadas empresas. Até porque muitas nem têm interesse em mudar a postura e preferem manter-se na inércia do que resolver problemas de ordem prática delegando a quem realmente pode resolver os problemas. Ana Paula Marques
ResponderExcluirSaber delegar é uma arte;saber acompanhar,uma sabedoria !
ResponderExcluirConcordo, Alberto!
ResponderExcluirPior que ser incompetente é, talvez, não perceber que os colegas também podem ser competentes e dividir com eles as responsabilidades para um trabalho bem realizado - ao invés de culpar-se e culpá-los pelos insucessos! ;)
ResponderExcluirConcordo, Natália! E isso acontece muito, infelizmente.
ResponderExcluirParabéns!!!
ResponderExcluirExcelente assunto e muito bem escrito.
Recomendei já para várias pessoas =)
Obrigada, Alex!!
ResponderExcluirDelegar realmente é um processo complexo. Principalmente se você vem do operacional e gosta das coisas bem feitas. Já passei por essa experiência uma vez, mas conhecer a capacidade da equipe é a melhor opção para uma boa gestão. A dificuldade de se delegar faz do gestor um fazedor, deixando de lado o planejamento do setor...
ResponderExcluirParabéns pela matéria...
Obrigada Sérgio!
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