terça-feira, 9 de agosto de 2011

Como atrair – ou melhor, conquistar – e manter investimentos em comunicação?

Costumo dizer que os profissionais de comunicação são como educadores dentro das empresas. Eles estão sempre explicando o que é comunicação, qual é a função dele ali dentro, porque ele é necessário, quais são os benefícios que ele traz para a empresa e porque ele precisa de verba para trabalhar!
  
Parece brincadeira, mas é verdade: a maioria das pessoas não sabe para que serve o setor de comunicação da empresa. Logo, por que destinar parte da verba anual para ele? Aí fica a dúvida, como convencê-los a repassar verbas para o seu departamento?
  
Eduque, profetize (!), tenha em mão uma apresentação básica, cinco páginas no máximo, sobre o seu trabalho e a importância estratégica dele para a empresa. Leve essa apresentação sucinta às suas reuniões de orçamento. Treine, tutore todos os funcionários através de uma ação de endomarketing sobre o seu departamento. Mostre os resultados das ações já executadas e como elas contribuíram para a melhora empresa.

14 comentários:

  1. Olá!
    Eu acrescentaria dois pontos:
    1. a importância de SE FAZER estratégico. Muitos reclamam de falta de budget, mas o pouco que têm é aplicado sem estudo, planejamento e métrica.
    2. o engajamento das pessoas. Quando nosso público não se sente parte do processo de comunicaçao perdemos uma grande parcela de adesão e do sentimento de importância. E ninguém quer investir no que não enxerga como importante e estratégico

    ResponderExcluir
  2. Sábios acréscimos, Thais! Vejo muitos colegas que saíram das redações para assumir departamentos de comunicação nas empresas sem nenhum preparo para isso. Eles não comprovam, muitos nem sabem, a importância estratégica do setor para a empresa e acabam agindo amadoramente, dando má fama à classe no meio empresarial.
    Obrigada pela contribuição!

    ResponderExcluir
  3. Olá Christina. Ótimas sugestões no seu post! Esse conflito é desgastante para nós, profissionais da área, mas realmente necessário. Ah, se as empresas soubessem o quanto a mais poderiam lucrar por meio da comunicação estratégica, não é mesmo? E só depende da gente mostrar isso para elas.

    Gosto sempre de dizer que o profissional de comunicação empresarial tem que ter muuuuuita sensibilidade e paciência com todos. Afinal, um engajamentozinho que conquistamos já é um passo dado para o sucesso da área.

    É isso aí, mãos à obra!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Ana! Acho que a necessidade dessa paciência, sensibilidade e engajamento para ensinar os chefes e demais colegas da empresa sobre a importância da comunicação deve ser explicada para os profissionais da área já na faculdade. Isso facilitaria muito a vida deles e os livrariam de muita frustração e contratempos. Mas, infelizmente, nossas faculdades hoje mal ensinam o que é assessoria de imprensa... quem dirá dar dicas de funcionamento de um setor inteiro de comunicação...
    Temos muito trabalho e transformação pela frente! rs

    ResponderExcluir
  5. é a pura verdade! pior quando o nosso budget está incluido no orçamento de Mkt! aí fica dificil discutir!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Cláudia. Muitas empresas fazem exatamente isso que disse e aí o discurso de convencimento tem que ser para os colegas gerentes de MKT. E eu não tenho certeza se a tarefa fica mais fácil pelo fato de eles também serem da área de comunicação...

    ResponderExcluir
  7. A maioria não sabe e as que sabem costuman ve-la como custos e não investimentos. Problema ou desafio?

    ResponderExcluir
  8. Um desafio que somos capazes de enfrentar!!! Então, vamos em frente!

    ResponderExcluir
  9. Não sabe mesmoooo! Muitos acham que é só moleza. Que ficamos lendo jornal e na internet o dia inteiro. E ainda vêm pegar nossos instrumentos de trabalho emprestados para ler horóscopo, classificados e programação cultural.

    ResponderExcluir
  10. Acham que é moleza mesmo e que estamos ali a passeio. Já cansei de ouvir comentários desse tipo... Agora, tira férias para ver! É um telefonema atrás do outro.

    ResponderExcluir
  11. Fora a criatividade que temos que tirar não sei de onde para escrever nossos textos!

    ResponderExcluir
  12. Isso mesmo, Liliene! Não importa se estamos bem, animados, inspirados ou não, temos que produzir diariamente!!!! Não custava nada reconhecerem e respeitarem o nosso trabalho, não acham?!
    Alguém tem mais dicas de atração de investimentos além dos apresentados no texto? Quero aprender com vocês!
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Christina, fazer as pessoas se sentirem parte do processo de comunicação é tudo em assessoria de imprensa. As pessoas passam a compartilhar informações com você, a partir do momento em que mexe com a vaidade delas. Dê-lhes espaço, colha os frutos, multiplique resultados e apresente soluções. Assim a comunicação ganha corpo dentro da empresa. Quando vc mostra resultados seja por veículos internos, seja por murais ou eventos, as pessoas passam a conhecer melhor o seu trabalho, se sentindo parte dele.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com você, Lindalva. Pude vivenciar tudo que escrevestes acima: "Dê-lhes espaço, colha os frutos, multiplique resultados e apresente soluções". trabalhando na Comunicação Integrada da Vale. As pessoas precisam se sentir seguras e esperam resultados, acima de tudo...Você só precisa provocar e ser bem sucedida para que outros setores estejam a sua procura. Ai, criatividade, desenvoltura e atendimento, são palavras chaves.

    ResponderExcluir