sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O cloud computing pode salvar o seu dia, sua sanidade e a sua empresa também!



Você já passou pela experiência de perder tudo o que tinha no seu computador de uma hora para outra? Não importa se foi por causa de vírus, pico de energia, acidente ou qualquer outro motivo. O problema é que você perdeu tudo. 

E agora? Tinha backup de todos os arquivos? Não é sempre que temos tempo, paciência e lembrança de fazer cópias de segurança em outro HD.   

Recentemente passei por essa situação. Meu computador queimou e com ele vários projetos, trabalhos em andamento, avaliações e arquivos importantíssimos. Só não perdi tudo, e também minha sanidade mental, por que tinha cópia disso em outro lugar. Levei um susto danado, tive uma baita dor de cabeça, mas fui salva por uma nuvem!

O que salvou meu dia foi o cloud computing, que traduzindo significa computação em nuvem. Essa é uma tecnologia relativamente nova que permite que você guarde seus arquivos, softwares, fotos, filmes, programas e etc em uma nuvem na internet, onde você pode acessar e trabalhar neles on-line a qualquer momento, de qualquer máquina, desde que faça o login.

A nuvem é um sistema operacional on-line, um espaço só seu na rede e funciona mais ou menos como uma evolução do webmail (Gmail, Hotmail, Yahoo). Lembra daquele velho truque de mandar por e-mail trabalhos ou apresentações para você mesmo para ter esses arquivos na rede e sempre ter acesso a eles? É isso! Só que com muito mais espaço e segurança do que uma simples conta de webmail. Genial!

Empresas já estão utilizando essa tecnologia e alugando nuvens exclusivas para compartilharem informações, projetos, programas e trabalhos com funcionários espalhados em filiais pelo mundo. Além disso, esse conteúdo pode ser acessado, modificado e atualizado em real time, pelos funcionários envolvidos, de computadores particulares, celulares ou tablets. Há uma questão de segurança envolvida nisso, mas cabe à empresa definir quem terá acesso a esse recurso e como proceder.

Sem sombra de dúvidas, a nuvem facilita a vida de todos e resguarda informações importantes no caso do computador parar de funcionar. Isso pode salvar o seu dia! Tudo o que é importante para você e para seu trabalho estará guardado e seguro na sua nuvem, sem que seja preciso instalar nada para isso.

Existem vários programas gratuitos de armazenamento on-line atualmente. A maioria é de HD virtual onde você pode apenas guardar seus arquivos, dados, etc. Já com a nuvem você pode interagir e trabalhar com o que está guardado, inclusive softwares. É o seu computador pessoal na web, acessível de qualquer lugar e a qualquer momento.

Há também outro programa muito próximo à nuvem, o descktop virtual. Mas nele você tem que baixar o programa no seu computador, laptop, celular e outras máquinas que desejar para criar uma pasta que irá compartilhar automaticamente com as demais máquinas cadastradas todo o conteúdo que for colocado nela.

Tanto o HD quanto o descktop virtual e o cloud computing são ferramentas magníficas que nos auxiliam diariamente preservando nossos arquivos de qualquer perda no caso de pane em nossas máquinas. Mas o meu preferido é a nuvem. Ela caiu do céu!

18 comentários:

  1. Muito bom o texto, sou consultor comercial de uma empresa que trabalha com GED e ECM, e temos soluções em Cloud Computing.
    Parabéns pelo tópico.
    Abraços,
    @leonardorebulla

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Leonardo! Bom saber. Precisando, eu entro em contato com você.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Acho que backup em nuvem é uma opção. Não é a melhor opção, mas é uma opção.
    Primeiro pelo péssimo link de upload que as Teles nos oferecem. Para um backup que poucos megas, pode ser viável. Mas a partir do momento que começamos a falar em Gigas a coisa complica.
    Um segundo ponto é a questão do sincronismo. Garantir que a cópia daquele documento importante que está no seu PC é a mesma que está no sistema em nuvem é um problema - talvez - maior do que fazer backup em HD externo.
    Sempre haverá a possibilidade de falha do hardware que hospeda a sua solução em nuvem ou de roubarem a sua senha. Mas não acredite que estes arquivos estarão sempre seguros. Há um risco envolvido e cada um deve ser capaz de avaliar os prós e contras. Na dúvida, consulte sempre um profissional de TI.

    ResponderExcluir
  4. Pessoalmente ainda preciso avaliar melhor a relação entre os provedores de serviços em nuvem (Cloud Computing Providers), Amazon EC² em destaque, com as demandas sociais típicas do jornalismo. Em tempos bons e de vacas gordas pode ser que apenas os aspectos positivos das soluções apareçam no radar, mas será que devemos esperar por uma crise para estudar os drawbacks de um novo modelo de suprimento?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Christina! Como sempre dando show de conhecimento e bom senso.

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana isso Christina. É a evolução virtual favorecendo a todos a cada dia.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada meninas! Espero ter ajudado um pouquinho com essa dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Que esperar que nada, Leonardo. Cuidado nunca fez mal a ninguém, certo? Eu também estou analisando os pontos negativos dessa tecnologia para empresas e também para usuários que demandam menos espaço. O que mais me preocupa é a segurança do armazenamento ante vírus, hackers e afins. Outro ponto preocupante é se fiar unicamente no cloud computer como backup, pois "bad things happens"... então, é bom ter mais uma cópia em 1 HD reserva.

    ResponderExcluir
  9. No meu caso, a nuvem foi a salvação. Mas eu não tinha feito o up de muita coisa não, simplesmente por falta de tempo. Mesmo assim ela foi muito útil. Já a questão da segurança também me preocupa muito, Marcus. É difícil confiar certos dados à sistemas fora da empresa e do seu controle...
    Eu também acho que o melhor mesmo é sempre ter um aconselhamento de especialistas na área, que podem fornecer a melhor solução para cada caso específico.

    ResponderExcluir
  10. Cristhina, bom dia. Eu uso o Dropbox, que pode ser compartilhado em várias máquinas. Só não me recordo a capacidade de armazenamento dele. abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi Del! Eu conheço a Dropbox e acho que também é uma sacada muito boa. A diferença é que você tem que ficar gravando o programa em cada máquina que desejar ter a pasta de compartilhamento. Mesmo assim, acho que ajuda muito!
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Passei por isso hoje... mas também uso uma ferramenta na nuvem que sincroniza meu computador... foi ela que salvou o dia! Esse certamente é o futuro, porque afinal, usuário que é usuário nunca lembra de fazer backup... risos

    ResponderExcluir
  13. O pior que é mesmo! rs A gente sabe que tem que salvar sempre, cria macros pra fazer isso de quando em quando, e mesmo assim alguma coisa ainda dá errado e corremos o risco de perder tudo! Santa nuvem! rs

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a matéria, na empresa que trabalho recentemente inaugurou uma nova empresa agregada especialista em Cloud Computing, é um sistema que está sendo muito procurado para quem precisa de conteúdo que pode ser acessado, modificado e atualizado em "real time"....

    ResponderExcluir
  15. Carla Viola • Cris, um dia já perdi tudo por vírus e recuperei parte apenas. Realmente é muito triste. Hoje tenho 3 HDs portáteis, um PC, um note, um net, um tablet e uso o google docs. Uffa. Acho que não corro mais risco. Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Uau, Carla! Realmente, gato escaldado já sabe, não é mesmo? O importante mesmo é a gente estar segura, independente do método. Agora você não tem mais com que se preocupar. Rs
    Bjs

    ResponderExcluir