sexta-feira, 11 de março de 2011

Sustentabilidade e Comunicação

Na Comunicação Organizacional, como você desenvolve o tema sustentabilidade na perspectiva da Comunicação Institucional e da Comunicação de Marketing?

O primeiro passo para se poder abordar esse tema com propriedade na Com. Institucional e/ou de Mkt é a real existência alguma ação de sustentabilidade exercida pela empresa. Ultimamente, muitas companhias se dizem verdes, sustentáveis ou carbono free e na verdade não são. Mentir para clientes, investidores, fornecedores, funcionários e até para a concorrência não é inteligente.

Caso existam efetivamente ações e iniciativas de sustentabilidade em sua empresa, o tema pode ser abordado pela Comunicação Institucional através de campanhas direcionadas aos diversos públicos da organização. Essas devem explicitar as ações que vem sendo adotadas e demonstrar quais são as vantagens que elas trazem para a comunidade, para a empresa e para todos ligados a ela em algum aspecto. Tais campanhas devem envolver os meios digitais também, principalmente as redes sociais. Sugiro também a criação de um blog específico para esse tema e aberto a todos. A Natura e O Boticário são ótimos exemplos disso.

Já a Comunicação de Marketing pode explorar a consciência ambiental da empresa e divulgar as ações adotadas e a real preocupação da mesma com o meio ambiente. Outra iniciativa seria criar uma promoção junto aos clientes que os estimulasse a praticar a sustentabilidade. Exemplo para isso seria uma grande campanha de reciclagem em que o cliente reutilizasse materiais para criar obras de arte (seguindo a iniciativa do documentário Lixo Extraordinário - http://www.lixoextraordinario.net/). O melhor trabalho seria premiado e divulgado pela empresa.

São só algumas idéias, as possibilidades para a comunicação são infinitas e muito pode ser feito com um pouquinho de criatividade. Espero ter ajudado um pouquinho.

Abraço e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário