Cinco relatórios essenciais para quem quiser entender as Boas Práticas de Mídia Social na Comunicação Corporativa (Relações Públicas).
Nós traduzimos os pontos principais dos relatórios e estamos disponibilizando também a versão completa em inglês dos relatórios originais. Um dos relatórios é muito mais sobre a mudança social e antropológica – este nós não traduzimos, mas listamos abaixo para aqueles com o inglês afiado.
Esperamos que ajude.
Nós traduzimos os pontos principais dos relatórios e estamos disponibilizando também a versão completa em inglês dos relatórios originais. Um dos relatórios é muito mais sobre a mudança social e antropológica – este nós não traduzimos, mas listamos abaixo para aqueles com o inglês afiado.
Esperamos que ajude.
Christina,
ResponderExcluirmuito interessante os relatórios e, melhor ainda, as traduções (rsrsrs). Gostaria, entretanto, de aproveitar a ocasião para discutir um ponto que me incomoda: o quanto nós, brasileiros, podemos aproveitar dos dados que retratam a realidade de outros países? Vejo que muito se fala do Facebook, um resultado direto dessa influência estrangeira, pois no Brasil a rede social mais frequentada ainda é o Orkut (com 4x mais visitas únicas do que o FB). Tudo bem que os americanos e europeus ignoram a rede da Google, mas nós não podemos.
Não estou defendendo o Orkut, mesmo porque as considero redes bem diferentes uma da outra. Questiono a utilidade de análises feitas sobre a forma como se usa as redes sociais em outros países, outras realidades.
Até que ponto devemos considerá-las ao realizar nossas ações nas plataformas digitais?
Olá Bruno! Esses relatórios indicam uma tendência de comportamento. Tudo bem que a nossa realidade não é exatamente igual, mas parece muito. O Orkut começou como febre mundial, mas logo foi "dominado" pelos brasileiros, o que afugentou muitos participantes de outros países. Esses migraram para o Twitter, Facebook, Myspace, Tumblr (para citar os principais), que só agora (2010/11) estão sendo descobertos e caindo no gosto dos brasileiros. O crescimento dessas redes aqui, principalmente o Face e o Twitter, é exponencial e inegável. A realidade reportada nos relatórios logo será a nossa também - salvo as devidas proporções de comportamento cultural. É por isso que afirmo que tais dados são úteis sim. Pesquisas como essas trazem muitas informações universais do comportamento humano. Creio que essas em particular retratam o comportamento de toda uma geração. Por isso, devemos considerá-las sim no planejamento das nossas ações em plataformas digitais
ResponderExcluirMuito obrigadaaa!
ResponderExcluirChristina,
ResponderExcluirObrigada pelo excelente material!
Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirMuito legal Christina, obrigado por postar. Abraço!
ResponderExcluirParabéns e obrigado por partilhar o conteúdo que é muito interessante e atual.
ResponderExcluirChristina, Excelentes documentos para estudo! Valeu!
ResponderExcluirObrigada pelo link. Ótimo material. Depois vou olhar os relatórios. É sempre bom ter material sobre as mídias sociais e a comunicação empresarial, minha área de estudo.
ResponderExcluirPor nada! Eu também fiquei super feliz quando encontrei um link para esses relatórios! São sempre muito úteis e iluminadores!
ResponderExcluirChristina, acho que vai ser bastante útil até para algumas idéias sobre comunicação interna. Muito obrigado!
ResponderExcluirChristina, concordo que esses relatórios são muito úteis, pois indicam tendências e trazem um novo olhar sobre as plataformas digitais. Apenas quis ressaltar que precisamos tomar os devidos cuidados e não entrar no otimismo gerado pelas equipes de marketing das empresas de TI, principalmente as do Facebook.
ResponderExcluirCuidado e cautela são sempre ótimas pedidas!
ResponderExcluir:)
Valeu Christina!!!
ResponderExcluirCristina. Boa seleção de materiais. Bem apropriado ao momento atual.
ResponderExcluirGrata
Joana
Oi Christina! muito legais esses relatórios, muito importante para nós profissionais de comunicação.
ResponderExcluirMuito obrigada.
abs. Carol
Obrigado por compartilhar estes relatórios Christina! Abs, Bruno.
ResponderExcluirMuito bom Christina! Obrigada por compartilhar. Nos ajudam na argumentação diante de diretores, Abs, Loíze.
ResponderExcluirAinda busco algum traço no perfil do brasileiro que possa responder, mesmo que parcialmente, os porquês da identificação nacional com ferramentas como o orkut e de modo geral com as redes virtuais. Qual (is) seria (iam) este (s) traço (s)
ResponderExcluirAtc
Prezado Alan, creio que a identificação com as redes sociais não é apenas nacional, mas mundial. No caso do Brasil, seu povo é gregário por natureza, gosta de relacionar-se com outras pessoas, mesmo que de forma virtual. As redes sociais atendem a algumas macro tendências que não podemos deixar de lado, como necessidade de expressar-se e de associar-se, imediatismo, exigência cada vez mais alta (aí a necessidade de expressar-se contra alguma marca ou serviço de má qualidade) e por aí vai.
ResponderExcluirMuito obrigada pelo material mto enriquecedor... Valeu
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