quarta-feira, 30 de março de 2011

5 relatórios Sobre Mídia Social e Comunicação Corporativa para 2011

5 relatórios Sobre Mídia Social e Comunicação Corporativa para 2011

Cinco relatórios essenciais para quem quiser entender as Boas Práticas de Mídia Social na Comunicação Corporativa (Relações Públicas).

Nós traduzimos os pontos principais dos relatórios e estamos disponibilizando também a versão completa em inglês dos relatórios originais. Um dos relatórios é muito mais sobre a mudança social e antropológica – este nós não traduzimos, mas listamos abaixo para aqueles com o inglês afiado.

Esperamos que ajude.

21 comentários:

  1. Christina,

    muito interessante os relatórios e, melhor ainda, as traduções (rsrsrs). Gostaria, entretanto, de aproveitar a ocasião para discutir um ponto que me incomoda: o quanto nós, brasileiros, podemos aproveitar dos dados que retratam a realidade de outros países? Vejo que muito se fala do Facebook, um resultado direto dessa influência estrangeira, pois no Brasil a rede social mais frequentada ainda é o Orkut (com 4x mais visitas únicas do que o FB). Tudo bem que os americanos e europeus ignoram a rede da Google, mas nós não podemos.
    Não estou defendendo o Orkut, mesmo porque as considero redes bem diferentes uma da outra. Questiono a utilidade de análises feitas sobre a forma como se usa as redes sociais em outros países, outras realidades.
    Até que ponto devemos considerá-las ao realizar nossas ações nas plataformas digitais?

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  2. Olá Bruno! Esses relatórios indicam uma tendência de comportamento. Tudo bem que a nossa realidade não é exatamente igual, mas parece muito. O Orkut começou como febre mundial, mas logo foi "dominado" pelos brasileiros, o que afugentou muitos participantes de outros países. Esses migraram para o Twitter, Facebook, Myspace, Tumblr (para citar os principais), que só agora (2010/11) estão sendo descobertos e caindo no gosto dos brasileiros. O crescimento dessas redes aqui, principalmente o Face e o Twitter, é exponencial e inegável. A realidade reportada nos relatórios logo será a nossa também - salvo as devidas proporções de comportamento cultural. É por isso que afirmo que tais dados são úteis sim. Pesquisas como essas trazem muitas informações universais do comportamento humano. Creio que essas em particular retratam o comportamento de toda uma geração. Por isso, devemos considerá-las sim no planejamento das nossas ações em plataformas digitais

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  3. Muito legal Christina, obrigado por postar. Abraço!

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  4. Parabéns e obrigado por partilhar o conteúdo que é muito interessante e atual.

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  5. Christina, Excelentes documentos para estudo! Valeu!

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  6. Obrigada pelo link. Ótimo material. Depois vou olhar os relatórios. É sempre bom ter material sobre as mídias sociais e a comunicação empresarial, minha área de estudo.

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  7. Por nada! Eu também fiquei super feliz quando encontrei um link para esses relatórios! São sempre muito úteis e iluminadores!

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  8. Christina, acho que vai ser bastante útil até para algumas idéias sobre comunicação interna. Muito obrigado!

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  9. Christina, concordo que esses relatórios são muito úteis, pois indicam tendências e trazem um novo olhar sobre as plataformas digitais. Apenas quis ressaltar que precisamos tomar os devidos cuidados e não entrar no otimismo gerado pelas equipes de marketing das empresas de TI, principalmente as do Facebook.

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  10. Cuidado e cautela são sempre ótimas pedidas!
    :)

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  11. Cristina. Boa seleção de materiais. Bem apropriado ao momento atual.
    Grata
    Joana

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  12. Oi Christina! muito legais esses relatórios, muito importante para nós profissionais de comunicação.
    Muito obrigada.
    abs. Carol

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  13. Obrigado por compartilhar estes relatórios Christina! Abs, Bruno.

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  14. Muito bom Christina! Obrigada por compartilhar. Nos ajudam na argumentação diante de diretores, Abs, Loíze.

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  15. Ainda busco algum traço no perfil do brasileiro que possa responder, mesmo que parcialmente, os porquês da identificação nacional com ferramentas como o orkut e de modo geral com as redes virtuais. Qual (is) seria (iam) este (s) traço (s)

    Atc

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  16. Prezado Alan, creio que a identificação com as redes sociais não é apenas nacional, mas mundial. No caso do Brasil, seu povo é gregário por natureza, gosta de relacionar-se com outras pessoas, mesmo que de forma virtual. As redes sociais atendem a algumas macro tendências que não podemos deixar de lado, como necessidade de expressar-se e de associar-se, imediatismo, exigência cada vez mais alta (aí a necessidade de expressar-se contra alguma marca ou serviço de má qualidade) e por aí vai.

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  17. Muito obrigada pelo material mto enriquecedor... Valeu

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